Meninos Cantores de Campinas

Histórico

Fundado em 1991, o Coral dos Meninos Cantores de Campinas, fez sua 1ª apresentação na Catedral Metropolitana de Campinas, com a cantata de Natal de Orlando Fagnani e Lea Ziggiatti, trajando seu uniforme oficial, hábitos franciscanos.

Em 1992, participam da montagem de Carmina Burana, junto com a Orquestra Sinfônica de Campinas sob a regência do maestro Benito Juarez.

Em 1994, são admitidos na Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, durante o II Congresso Regional em Porto Alegre – RS, cantando com vários inscritos numa atividade intensa.

Em 1995, participam do XI Congresso Nacional de Meninos Cantores em Sete Lagoas, MG, gravam 2 CDs ( um com o melhor do repertório e outro com músicas natalinas) e participam de dois megaconcertos com o Coralusp, o Coral Eco e Orquestra Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal de São Paulo e no Teatro Nacional em Brasília.

Em 1996, apresentam a opereta Severino I, o Falso Rei, em Campinas, recebendo o Prêmio Estímulo, da Secretaria de Cultura da Cidade. Participam ainda do XXVIII Congresso Internacional de Pueri Cantores de Salzburg – Áustria, como único representante da América Latina.

Em Julho de 2000, são anfitriões do IV Congresso Regional de Meninos Cantores do Brasil, reunindo 500 crianças de várias cidades, cantando repertório exclusivamente brasileiro .Esse evento foi finalizado com a Missa Breve de Hernani Aguiar e com a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob regência de Benito Juarez, na sala São Paulo, aberto exclusivamente para esse Congresso.

Em 2007, homenageando os 80 anos do Conservatório Carlos Gomes, foi organizado mais um Congresso regional, em Campinas, com a maioria dos coros filiados. A abertura foi a ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, em homenagem aos 200 anos de sua morte, sob à direção artística do Maestro Akira Kawamoto, e com a Orquestra da UNICAMP sob a regência de Eduardo Ostorgorèm.

Em fase de renovação, vários novos regentes se envolveram com o Coral, como Clayton Dias, que participou do Congresso em Cássia, MG, Danilo Demori e atualmente , a maestrina Natália Laranjeira.


Galeria

 


Agenda

[events_list limit=”10″ category=”27″]


Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem