Coral Matter Ecclesiæ

Histórico

Em 15 de agosto de 1995 nascia, em Santa Luzia, o Coral MATER ECCLESIÆ, fundado por iniciativa do Padre José Januário Moreira. Dois anos após a sua fundação, o coral já fazia parte da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, e da Federação Internacional “Pueri Cantores” com sede em Roma. Desde então o coral vem participando de todos os Congressos da Federação Nacional realizados em diversos estados brasileiros.

Filiado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Santa Luzia o Coral MATER ECCLESIÆ é membro efetivo, não governamental. Além de projetos culturais a Instituição promove ações sócio-educativas e desenvolve um trabalho metódico de apoio sócio-familiar em prol dos coralistas e respectivas famílias.

Também conhecido como “Meninos Cantores de Santa Luzia”, o coral é formado por 45 integrantes titulares, entre 8 e 20 anos. Além dos titulares, futuros cantores participam de cursos preparatórios para o ingresso no coral. Também são ministradas aulas de piano, flauta, teoria musical, técnica vocal, bem como aulas de inglês e reforço escolar.

Na área artística, o coral trabalha com quatro naipes principais, executando peças de até oito vozes. Seu repertório abrange desde o canto gregoriano e a música sacra e profana da Renascença até peças contemporâneas de caráter folclórico e popular. Em 19 anos de atividades ininterruptas, o Coral MATER ECCLESIÆ executou obras dos grandes nomes da música clássica, sem esquecer os autores modernos e contemporâneos, como John Rutter, Piazolla, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Tom Jobim, Milton Nascimento, e tantos outros.

Em 1999 o coral gravou o seu 1º CD “Laudate Pueri Dominum”, relançado em 2009 em edição especial remasterizada. Produziu em 2001 o CD “Missa Solene” durante o XI Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil, lançado em 2002 e remasterizado em 2012. O coral também já participou em CDs e shows de artistas de renome e continuamente se apresenta em festivais, encontros de corais, eventos cívicos e religiosos, além de cantar regularmente em missas e outras festas litúrgicas.

Desde a sua fundação o Coral MATER ECCLESIÆ é regido pelo maestro Cleber Geraldo Vieira de Castro, auxiliado pelo maestro e professor João Carlos Rosolini.


Galeria

 

 


Agenda

[events_list limit=”10″ category=”29″]


Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem