Canarinhos de Petrópolis

Histórico

Criado em 1942, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis tem uma trajetória marcada pela tradição e pelo pioneirismo. Coro de meninos mais antigo do Brasil, o grupo vocal realizou milhares de apresentações no Brasil e no exterior ao longo dos mais de 70 anos de história. Quase três mil vozes passaram pelos Canarinhos de Petrópolis, marcando a história do coro e da música sacra brasileira.

A trajetória dos Canarinhos conta com uma ampla discografia. Ao todo, 18 CDs foram gravados, os dois últimos em 2012, durante as comemorações pelos 70 anos. Destaque para o cd “Reflexos do Brasil”, trabalho inédito que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas. Importante contribuição para o mercado de música erudita brasileira e internacional, o CD é composto por 14 músicas e dividido em três partes.
No mesmo ano, o coral lançou no Brasil e na Alemanha, um CD com canções natalinas alemãs. Segundo álbum destinado à Alemanha, “Ó Vinde ver já nasceu” foi o resultado de um trabalho desenvolvido em 2009, quando lançaram o álbum “Christus est Natus”, que teve tiragem de 300 mil exemplares. Ambos foram patrocinados pela Missionszentrale der Franziskaner.

No currículo, estão listadas apresentações memoráveis. Por três vezes, os meninos cantaram para o Papa João Paulo II (nos anos 1980, em 1997 e em 2000). Entre os eventos de maior destaque, temos o concerto realizado no Palácio Quitandinha, em dezembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis apresentando a obra Salmos de Chichester de Leonard Bernstein, e a participação no Projeto Aquarius, em 2005, na praia de Copacabana, junto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre cantando a Sinfonia nº 8 “dos mil” de Gustav Mahler. Em 2012, participaram do projeto +Criança na Rio +20. Em agosto deste ano, apresentaram-se com a Orquestra Petrobras Sinfônica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa da apresentação, estava um dos maiores clássicos da música erudita: “O Messias”, de Händel.

Mas o trabalho dos Canarinhos ultrapassa as fronteiras do Brasil. A primeira viagem internacional aconteceu em 1974, quando eles percorreram durante dois meses e meio a Itália e a Alemanha. Em 1979 e 1982, o coral esteve na Venezuela. O retorno à Alemanha aconteceu em 1991, com apenas seis cantores. Em 1993, a viagem aos Estados Unidos durou duas semanas e as últimas turnês pela Europa aconteceram em 2000 e 2011. Em 2013, o coral foi um dos destaques do “Iguazu em Concierto”, realizado na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina.


Galeria

 


Agenda

[events_list limit=”10″ category=”5″]


Contato

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem