Canarinhos de Itabirito

Histórico

Fundado na aconchegante cidade mineira Itabirito, por Pe. Francisco Xavier, o coro ganhou notoriedade logo em seus primeiros anos, quando se filiou a Federação Internacional Pueri Cantores, a entidade mais respeitada do mundo no setor.

O coro principal tem cerca de 50 membros, jovens músicos com idades entre 9 e 23 anos, os quais todos também tocam pelo menos um instrumento musical, além de cantar.

“Os Canarinhos de Itabirito” já percorreram 10 estados brasileiros e foram destaque na Rede Globo de Televisão como tema do Programa Especial de Natal “Globo Horizonte” e também do “Jornal Nacional”, cumprindo uma agenda anual de 80 apresentações regionais e interestaduais. Sua tradicional participação semanal em missas, casamentos e cerimônias litúrgicas católicas remontam a década de 70.

O espírito e os costumes de “Canarinho” são passados de geração em geração. O coro também se destaca pela excelência no ensino de música, tendo grande parte dos seus jovens integrantes aprovados nos primeiros lugares dos vestibulares de música de sua região.

A Associação Cultural Coral “Os Canarinhos de Itabirito”, conta com, além do coro titular, dois corais de postulantes “Pequeninos Canarinhos” e “Canarinhos Postulantes”, um cênico “Canarinhos EmCena” e um coro de câmara “Madrigal Pe. Xavier”. Possui também um conjunto de flautas doces barrocas “Grupo de Flautas Doces Menestréis” e uma Camerata de Cordas “Camerata Pe. Xavier”.

A direção artística, regência e coordenação pedagógica estão a cargo do maestro Éric Lana, exímio músico criado no “ninho” dos canarinhos desde a infância, mantendo a tradição do aprendizado do coro.
A preparação vocal é feita pela professora Thays Simões e os demais cursos de instrumentos são conduzidos pelos também “Canarinhos”, Carlos Pedrosa, Filipe Nolasco, Rogério Francisco e Paula Galo.

A missão da Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito é proporcionar uma educação sócio-cultural de alta qualidade musical, contribuindo para um ambiente de crescimento favorável às crianças e jovens brasileiros, se tornando reconhecido e respeitado mundialmente, com performances artísticas de excelência para o público e os membros do coro, executando um repertório diversificado e de altíssima qualidade, completamente desprovido de maneirismos de “música para crianças”.

Recentemente o grupo celebrou seus 40 anos de atuação realizando uma turnê com apresentações artísticas no Chile, lançou um CD com canções de autoria de seu fundador e recebeu da Prefeitura Municipal de Itabirito a doação definitiva de sua sede histórica.


 Galeria

 


Agenda

[events_list limit=”10″ category=”7″]


Contato

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem