Pequenos Cantores de Cássia

Histórico

O Coral Pequenos Cantores de Cássia foi fundado em março de 1972, na cidade de Cássia, sudoeste mineiro, pelo professor e maestro Heitor Geraldo Magella Combat. A partir de 1994 passou a fazer parte do Centro Musical Heitor Combat com as seguintes atividades: canto coral; banda de música infanto-juvenil; conjunto de flautas-doce; aulas de teoria musical, solfeijos, canto orfeônico e de instrumentos de corda, palheta e bocal.
A Instituição atende, hoje, a 120 crianças, adolescentes e jovens, de 8 a 18 anos, além de assistir e participar suas famílias, em reuniões periódicas.
Tem compromisso da Missa Paroquial todos os domingos, no Santuário de Santa Rita de Cássia.Desde sua Fundação, faz parte da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e participou de todos os Congressos Nacionais e Regionais.

Dentre suas principais realizações, destacam-se: III Congresso Regional Mineiro, em julho de 1994, em Cássia (MG); execução do Messias de Handel, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, sob a regência de Carlos Pinto da Fonseca, em dezembro de 1992 e do Requiem de Fauré, no Teatro Francisco Nunes, também em B. H., em dezembro de 1995, sob a regência de Hélcio Rodrigues Pereira. Em março de 1999, apresentou-se com sucesso no programa “Jô Soares Onze e Meia”, nos estúdios do SBT. Em maio, deste mesmo ano, gravou seu primeiro CD com músicas da cidade e outras sacras e populares. Em agosto de 2001, participou do Circuito Cultural Banco do Brasil, na oportunidade em Belo Horizonte (MG). Em dezembro de 2003, participou com sucesso da abertura do Natal Alterosa em Varginha (MG), promovida pela Rede Alterosa de Televisão. Em dezembro de 2007 gravou seu 2º CD com Canções Natalinas, com o apoio do Ministério da Cultura . Em maio de 2010 inaugurou sua nova sede que dispõe de toda infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de suas atividades.

Em 2012, completou 40 anos de Fundação e recebeu o VII Congresso Regional Sudeste da Federação dos Meninos Cantores em Cássia (MG).
Em 2014 gravou CD com coletânea das músicas dos CDs anteriores, alusivo aos 40 anos de fundação do Coral.
O Coral está sob a regência de Humberto Patrik Pampanini França e direção de Messias Donizete Faleiros. Além dos professores Rildo Batista Andrade e Roniely de Sousa Teixeira que trabalham na formação das bases do Coral.

Atualmente, o Coral conta com aproximadamente 40 cantores titulares.

A Prefeitura Municipal de Cássia presta apoio e assistência à Instituição que também é parceira do Projeto Integração AABB Comunidade.


 

Galeria

 

Agenda

[events_list limit=”10″ category=”22″]


Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem