Canarinhos de Campo Largo

Histórico

No ano de 1989, o Maestro Teodolino José de Souza (Théo de Petrus), apresenta ao Professor Antônio E. de Oliveira, então diretor da Escola Juventude de Campo Largo, a proposta de criação de um coro de Meninos. Sendo o Maestro natural de Petrópolis RJ, e tendo uma formação Franciscana, trazia consigo a imagem dos Canarinhos de Petrópolis, Coro criado e mantido pelos Frades Franciscanos. Neste ano (1989) a antiga idéia começa a se concretizar. Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Largo e a Escola Juventude de Campo Largo, deu-se início às atividades dos Meninos Cantores de Campo Largo.

Após quatro anos de funcionamento, levando o nome de Campo Largo além de suas fronteiras, traz o Maestro a proposta de criação de uma Associação dos Amigos dos Meninos Cantores de Campo Largo. Pais e amigos dos meninos aderiram à idéia e aos quinze dias do mês de março de 1994, o Coro desliga-se da Prefeitura e da Escola Juventude de Campo Largo e a Associação torna-se realidade, sendo reconhecida de utilidade pública no ano de 1997.
A Partir da criação da Associação, hoje Instituto de Canto e Música São Domingos Sávio, o trabalho se expandiu.

Em 1994 o Coro, pela qualidade do desenvolvimento de suas atividades, foi agregado à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.
Desde sua criação o Coro mantém atividades ininterruptas como: formaturas, casamentos, eventos cívicos, sociais, culturais, natalinos e religiosos, encontros corais e participando dos congressos da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e outros em Campo Largo e região Metropolitana, além de outros Estados.

Em dezembro de 2000, com o apoio do então Prefeito Municipal Sr. Newton Puppi (Doação do terreno) e do então Deputado Federal Sr. Flávio Arns, (Repasse de verbas do Gov. Federal), o coro inaugurou sua sede própria.

Na Sede dos Canarinhos de Campo Largo, são realizados três ensaios por semana. Nestes ensaios são desenvolvidos estudos das músicas a serem apresentadas, acompanhados de aulas de teoria e técnica vocal.
Todos os anos são selecionados novos cantores, da rede municipal de ensino, para fazerem parte do Coro. Estes novos candidatos recebem aulas de Teoria, Técnica Vocal, Flauta Doce e Violino duas vezes por semana. A Menina ou Menino apto para o Coro recebe toda a formação gratuitamente.

Está nos objetivos do Instituto a criação de uma Orquestra de Cordas bem como uma Banda Musical. Estas atividades seriam ministradas em regime de contra turno escolar.

A Instituição se mantém com doação de voluntário, com cachês de apresentações e com esporádicas subvenções municipais.

O Instituto no ano de 1999 ao completar 10 anos de atividades sediou o V Congresso Regional Sul de Meninos Cantores em Campo Largo, acolhendo cerca de 400 jovens cantores. A mesma feita se deu em 2006, no X Congresso regional Sul, seguindo o rodízio dos Coros Anfitriões da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Em 2009, por ocasião dos seus 20 anos de atividades, sediou o XI Congresso regional Sul de Meninos Cantores. No ano de 2014 o Coro completou 25 anos de Boa Música. Sediou o XIII CONGRESSO REGIONAL SUL DA FEDERAÇÃO NACIONAL DE MENINOS CANTORES DO BRASIL e com os coros da Federação e convidados celebrou seu Jubileu, marco cultural para a cidade de Campo Largo.

Desde que foi agregado à Federação Nacional participou de todos os Congressos Nacionais realizados pela Federação.


 Galeria


Agenda

[events_list limit=”10″ category=”17″]


Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem